Esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência de duas alunas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que são bolsistas do projeto Licenciando no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), vinculado aos Projetos de Incentivo à Prática Pedagógica aos Cursos de Licenciatura da UTFPR - Licenciando. O projeto supracitado é desenvolvido no Campus Pato Branco da UTFPR e as bolsistas desenvolvem a prática pedagógica no PIC, um programa voltado à alunos do ensino básico que são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para a realização deste artigo foram selecionados recortes do período abril a julho de 2023, com turmas com discentes entre 12 e 18 anos da região sudoeste do Paraná. As ideias aqui apresentadas levam em consideração o estudo de autores nacionais e internacionais que retratam vertentes similares à maneira do projeto de enxergar a educação, contribuindo para a amplitude da formação acadêmica dos licenciandos. Com isso, o relato das alunas bolsistas aponta para a importância e enriquecimento significativos às práticas do dia a dia a partir do programa e suas buscas para contribuir com a educação matemática.