Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LICENCIANDO NO PIC: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS PREMIADOS NA OBMEP

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102911
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 5512
    "titulo" => "LICENCIANDO NO PIC: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS PREMIADOS NA OBMEP"
    "resumo" => "Esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência de duas alunas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que são bolsistas do projeto Licenciando no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), vinculado aos Projetos de Incentivo à Prática Pedagógica aos Cursos de Licenciatura da UTFPR - Licenciando. O projeto supracitado é desenvolvido no Campus Pato Branco da UTFPR e as bolsistas desenvolvem a prática pedagógica no PIC, um programa voltado à alunos do ensino básico que são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para a realização deste artigo foram selecionados recortes do período abril a julho de 2023, com turmas com discentes entre 12 e 18 anos da região sudoeste do Paraná. As ideias aqui apresentadas levam em consideração o estudo de autores nacionais e internacionais que retratam vertentes similares à maneira do projeto de enxergar a educação, contribuindo para a amplitude da formação acadêmica dos licenciandos. Com isso, o relato das alunas bolsistas aponta para a importância e enriquecimento significativos às práticas do dia a dia a partir do programa e suas buscas para contribuir com a educação matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5512_TB287_29082023104137.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA BARONI"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlabaroni@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102911
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 5512
    "titulo" => "LICENCIANDO NO PIC: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS PREMIADOS NA OBMEP"
    "resumo" => "Esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência de duas alunas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que são bolsistas do projeto Licenciando no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), vinculado aos Projetos de Incentivo à Prática Pedagógica aos Cursos de Licenciatura da UTFPR - Licenciando. O projeto supracitado é desenvolvido no Campus Pato Branco da UTFPR e as bolsistas desenvolvem a prática pedagógica no PIC, um programa voltado à alunos do ensino básico que são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para a realização deste artigo foram selecionados recortes do período abril a julho de 2023, com turmas com discentes entre 12 e 18 anos da região sudoeste do Paraná. As ideias aqui apresentadas levam em consideração o estudo de autores nacionais e internacionais que retratam vertentes similares à maneira do projeto de enxergar a educação, contribuindo para a amplitude da formação acadêmica dos licenciandos. Com isso, o relato das alunas bolsistas aponta para a importância e enriquecimento significativos às práticas do dia a dia a partir do programa e suas buscas para contribuir com a educação matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5512_TB287_29082023104137.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA BARONI"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlabaroni@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência de duas alunas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que são bolsistas do projeto Licenciando no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), vinculado aos Projetos de Incentivo à Prática Pedagógica aos Cursos de Licenciatura da UTFPR - Licenciando. O projeto supracitado é desenvolvido no Campus Pato Branco da UTFPR e as bolsistas desenvolvem a prática pedagógica no PIC, um programa voltado à alunos do ensino básico que são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para a realização deste artigo foram selecionados recortes do período abril a julho de 2023, com turmas com discentes entre 12 e 18 anos da região sudoeste do Paraná. As ideias aqui apresentadas levam em consideração o estudo de autores nacionais e internacionais que retratam vertentes similares à maneira do projeto de enxergar a educação, contribuindo para a amplitude da formação acadêmica dos licenciandos. Com isso, o relato das alunas bolsistas aponta para a importância e enriquecimento significativos às práticas do dia a dia a partir do programa e suas buscas para contribuir com a educação matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.