Analisando o plano de ensino do estado de Minas Gerais, em especial do ensino fundamental, notou-se uma lacuna na abordagem de conteúdos relacionados à botânica e ecologia, motivando as autoras a propor um projeto temático para abordar o bioma cerrado, nas aulas do 7º ano, da disciplina de Ciências. O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar a percepção ambiental dos alunos através do projeto temático desenvolvido, a partir de quatro etapas: aula expositiva-dialogada, aula prática sobre morfologia da flor e do pólen, saída de campo em uma reserva ecológica, produção de um diário de campo e pintura em tecido sobre o cerrado. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisou os diários de campo dos estudantes, a partir da análise documental. Verificou-se que, após o projeto temático, os alunos desenvolveram sua percepção ambiental acerca de aspectos relacionados ao bioma cerrado, à flora local e aos processos ecológicos lá envolvidos, valorizando o meio ambiente onde vivem. Neste sentido, consideramos que as contribuições da percepção ambiental foram de grande importância para a educação formal e socioambiental dos estudantes.