Este relato de experiência é fruto das atividades de observação, coparticipação e, principalmente de uma sequência de intervenções pedagógicas realizadas em uma escola-campo da rede pública de ensino do estado da Bahia, localizada no município de Feira de Santana, credenciada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no contexto do subprojeto de Educação Física. O presente relato tem por objetivo registrar os desafios vivenciados por um bolsista de iniciação à docência na aproximação ao contexto escolar, sendo um estudante dos semestres iniciais do curso de Licenciatura em Educação Física. No contexto do programa o bolsista perpassa períodos de observações e intervenções, além dos encontros formativos, debatendo os aspectos fundamentais para a docência, bem como as singularidades de atuação do professor de Educação Física no contexto escolar e nas configurações do novo ensino médio e suas eletivas. A partir das percepções, foi possível evidenciar a extrema importância para os alunos dos primeiros semestres em vivenciar a iniciação à docência.