O PIBID é essencial para a formação de futuros professores e beneficia a educação no Brasil. Este relato diz respeito às ações desenvolvidas no âmbito do PIBID Interdisciplinar - Matemática, Física e Química da UFJ no município de Jataí-GO. Nesta instituição, discentes têm contribuído com iniciativas enriquecedoras na área de ciências exatas (física e química) para alunos do ensino médio em colégios estaduais de Jataí. O objetivo deste trabalho é discutir a contribuição na formação inicial nas áreas de Química e Física manifestada pelos bolsistas do PIBID, por meio da utilização de atividades lúdicas e desenvolvimento de atividades relacionadas ao cotidiano. A metodologia utilizada foi o uso de jogos, atividades lúdicas e contextualizadas, adaptadas ao conteúdo de cada série, para tornar o aprendizado mais efetivo. Os resultados apontam para valorização da formação de professores, aprimoramento da qualidade da educação, promoção de práticas pedagógicas inovadoras e integração da universidade com as escolas, enriquecendo o currículo dos licenciados. Além disso, por meio do trabalho com a professora supervisora, a promoção de uma corrente mútua de ajuda entre professores e licenciandos, incentivando a educação e o aprendizado.