Desde o ano de 2019, o projeto de extensão Alfab&letrar da Universidade do Vale do Taquari - Univates tem trabalhado com propostas pedagógicas vinculadas a três conceitos-chave: alfabetização, letramento e letramento literário. Tais conceitos são fundamentados, respectivamente, em Soares (2003), ao refletir sobre a alfabetização como a aquisição do sistema convencional da escrita (alfabético e ortográfico); Kleiman (2005), no que compete ao letramento como habilidade de leitura e de escrita no que se refere às práticas sociais; e Cosson (2009), que disserta sobre o letramento literário como o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem e o defende como responsabilidade da escola. Com base nesse referencial teórico, são elaboradas sequências didáticas aplicadas a estudantes da pré-escola e dos 1o e 2o anos do Ensino Fundamental. As ações pedagógicas partem sempre da leitura de um livro da literatura infantil e cada prática constituída busca contemplar algumas habilidades de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, sempre respeitando as etapas do processo de alfabetização e as necessidades observadas em cada turma.