O presente documento trata-se de um Relato de Experiência, relacionado ao meu campo de atuação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo/Subprojeto Biologia, de acordo com o edital 24/2022. O PRP é uma iniciativa, voltada para a formação inicial de professores, oportunizando aos alunos a vivência da profissão, de forma dinâmica, a fim de conhecer as escolas com mais precisão e desenvolver habilidades de um professor atuante. Dentro do programa atuo no Colégio Estadual Duque de Caxias, situado no bairro da Liberdade, em Salvador/Bahia. Atualmente, eu e outros dois bolsistas estamos na turma do 2 ano do Ensino Médio, em uma disciplina do Itinerário, conhecida como Agricultura e Soberania alimentar. Para um melhor aproveitamento do espaço e conhecimento prévio dos estudantes, adaptamos a ementa da matéria, buscando incluir mais conteúdos de biologia e atividades nos espaços externos, a fim de expandir a criatividade e provocar o pensamento crítico e o fazer científico, tão importantes no ensino da Ciência. Grande parte das nossas aulas tem acontecido dentro do espaço da horta. Para melhor otimizar nossos resultados, se faz interessante e imprescindível o apoio e dedicação de todos, assim como ocorre com a conexão entre a cantina e a horta, em que um contribui para atividade do outro e que é essencial para vivência com união, responsabilidade e consciência na comunidade escolar.