RIBEIRO, Isabella Vitoria Santos et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102846>. Acesso em: 22/12/2024 15:43
O presente artigo trata-se de um relato de experiência a partir de atividades desenvolvidas por participantes do PIBID para alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido tendo por base a Abordagem Temática e a Interdisciplinaridade, sendo ressaltado alguns temas que são de extrema relevância para a sociedade, em específico, a Importância da Água e seu Consumo Consciente. Juntamente a esse assunto, abordou-se conteúdos matemáticos e físicos, sendo eles, Gráficos, Tabelas, Unidades de Medidas, Pressão Atmosférica e Estados Físicos da Água, enriquecendo ainda mais o conhecimento adquirido pelos alunos. Assim, a implementação das aulas trouxe resultados positivos e desafios, e destacou a aprendizagem mútua entre professores e alunos. A interação com os alunos do 6º ano foi favorável, considerando suas características e preferências por atividades dinâmicas. Concluiu-se que as abordagens interdisciplinar e temática podem criar um ambiente de aprendizado envolvente, que incentiva a curiosidade, criatividade e protagonismo dos alunos, enquanto também contribui para o crescimento dos professores.