Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEIO PARA MOTIVAR O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103914
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 960
    "titulo" => "USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEIO PARA MOTIVAR O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este relato descreve uma experiência de regência no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no ensino de matemática para duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, em um município do Oeste do Paraná. Para as regências buscamos ensinar função polinomial de 1º grau utilizando metodologias ativas, para isso nos inspiramos em alternativas pedagógicas como a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática, vislumbrando aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula. Destacamos duas aulas em particular: a primeira utilizando um problema a partir do qual os alunos precisaram descobrir a regularidade em uma sequência de figuras com palitos; a segunda envolvendo uma atividade com cartas de baralho para explorar o conceito de função na organização das cartas a partir dos naipes. Os alunos, em geral, apresentaram maior entusiasmo e participação nas aulas, o que sugere que a incorporação de metodologias ativas pode incentivar os alunos na busca por soluções quando se sentem desafiados pelas atividades. No entanto, ainda observamos o desinteresse ocasional de alguns alunos e a necessidade de conhecer mais sobre as formas de ensinar que inspiraram as aulas, resolução de problemas e modelagem matemática. Isso ressalta a importância de no âmbito da formação aprender diferentes alternativas para o ensino de matemática, para a constituição de uma prática com mais flexibilidade, visando o envolvimento dos alunos nas discussões."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID960_TB1466_20112023220621.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA JULIANE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandajualves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103914
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 960
    "titulo" => "USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO MEIO PARA MOTIVAR O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este relato descreve uma experiência de regência no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no ensino de matemática para duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, em um município do Oeste do Paraná. Para as regências buscamos ensinar função polinomial de 1º grau utilizando metodologias ativas, para isso nos inspiramos em alternativas pedagógicas como a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática, vislumbrando aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula. Destacamos duas aulas em particular: a primeira utilizando um problema a partir do qual os alunos precisaram descobrir a regularidade em uma sequência de figuras com palitos; a segunda envolvendo uma atividade com cartas de baralho para explorar o conceito de função na organização das cartas a partir dos naipes. Os alunos, em geral, apresentaram maior entusiasmo e participação nas aulas, o que sugere que a incorporação de metodologias ativas pode incentivar os alunos na busca por soluções quando se sentem desafiados pelas atividades. No entanto, ainda observamos o desinteresse ocasional de alguns alunos e a necessidade de conhecer mais sobre as formas de ensinar que inspiraram as aulas, resolução de problemas e modelagem matemática. Isso ressalta a importância de no âmbito da formação aprender diferentes alternativas para o ensino de matemática, para a constituição de uma prática com mais flexibilidade, visando o envolvimento dos alunos nas discussões."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID960_TB1466_20112023220621.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA JULIANE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandajualves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato descreve uma experiência de regência no âmbito do Programa Residência Pedagógica, especificamente no ensino de matemática para duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, em um município do Oeste do Paraná. Para as regências buscamos ensinar função polinomial de 1º grau utilizando metodologias ativas, para isso nos inspiramos em alternativas pedagógicas como a Resolução de Problemas e a Modelagem Matemática, vislumbrando aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula. Destacamos duas aulas em particular: a primeira utilizando um problema a partir do qual os alunos precisaram descobrir a regularidade em uma sequência de figuras com palitos; a segunda envolvendo uma atividade com cartas de baralho para explorar o conceito de função na organização das cartas a partir dos naipes. Os alunos, em geral, apresentaram maior entusiasmo e participação nas aulas, o que sugere que a incorporação de metodologias ativas pode incentivar os alunos na busca por soluções quando se sentem desafiados pelas atividades. No entanto, ainda observamos o desinteresse ocasional de alguns alunos e a necessidade de conhecer mais sobre as formas de ensinar que inspiraram as aulas, resolução de problemas e modelagem matemática. Isso ressalta a importância de no âmbito da formação aprender diferentes alternativas para o ensino de matemática, para a constituição de uma prática com mais flexibilidade, visando o envolvimento dos alunos nas discussões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.