Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada por um bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade do Vale do Taquari- Univates. A proposta consiste em refletir sobre como o conhecimento do espaço escolar, o qual se deu por meio de idas à escola para observar e acompanhar aulas da professora supervisora da escola parceira do Pibid, influencia no planejamento de aulas. A metodologia configura-se em um relato de experiências e conclusões pessoais a partir das observações realizadas e registros feitos em diários de campo. Segundo Freire (1996), ensinar exige apreensão da realidade.Conclui-se que o Pibid possibilita aos licenciandos de cursos presenciais ou a distância uma aproximação do contexto escolar, tendo as primeiras experiências como docente em sala de aula. Em outros termos, permite aprender a ser professor com quem já é docente na escola pública. Ainda, conhecer o espaço escolar é fundamental para dar início ao planejamento de uma proposta didática, pois o contato com os alunos e a observação de aulas do professor supervisor nos fazem perceber o que pode dar mais certo com a turma para qual iremos planejar as nossas aulas.