No campo da anatomia humana existem numerosa quantidade de estudos sobre os sistemas do corpo humano, entretanto na educação básica o tema é pouco debatido, especialmente acerca do corpo humanos integrado, que envolve as doenças que podem afetar diversos órgãos. Trata-se de um conhecimento de total importância para o entendimento do corpo e das doenças que podem acometer os alunos e familiares. Assim, conhecer o próprio corpo, seus órgãos e sistemas é fundamental, principalmente para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo relatar nossa vivência, enquanto residentes do Programa Residência Pedagógica, em uma oficina didática sobre os sistemas humanos, ministradas ao terceiro ano de uma escola de EJA. A atividade foi dividida em duas partes: a primeira teórica realizada pelas residentes na escola; a segunda prática realizada na Universidade, em parceria com a professora do Laboratório de Anatomia Animal. Na etapa teórica foram abordadas doenças que acometem alguns dos sistemas humanos, utilizando como estratégia didática para contextualização um estudo de caso médico. Na etapa prática os estudantes puderam observar os órgãos estudados em peças reais de animais. Como resultados, percebeu-se que os estudos de caso contribuem para motivação de estudantes, mesmo em aulas teóricas, pois os alunos da EJA resolveram o estudo de caso de forma argumetada. Já o contato com as peças anatômicas, na atividade prática resultou em maior interesse, motivação e compreensão dos alunos em relação ao conteúdo.