Este trabalho teve como objetivo apresentar um relato de experiência que tratou dos benefícios e dificuldades quando da utilização do aplicativo LandscapAR, através da aplicação de oficinas pedagógicas tendo como foco metodologias ativas, a fim de demonstrar nossas vivências na Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada na cidade de Rio Branco, Acre. Este artigo foi elaborado por duas bolsistas de Iniciação à Docência, juntamente com a supervisora e coordenadora do subprojeto de geografia da Universidade Federal do Acre, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – CAPES, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O estudo foi baseado no uso de metodologias ativas em sala de aula, especificamente do aplicativo LandscapAR, além da elaboração e uso de cards, e de celulares, com os estudantes das séries finais do ensino fundamental. Essa oficina foi bem dinâmica, e os estudantes ficaram interessados com essa nova técnica de aprender e dessa forma, tiveram um desempenho bom. Foi possível observar que os resultados foram satisfatórios com essa metodologia ativa praticada na sala, e assim, a aula ser criativa e participativa