O presente artigo buscará analisar os desafios sofridos na trajetória da mulher egressa do sistema carcerário, na tentativa de reinserção no mercado de trabalho, em como o Sistema Carcerário no Brasil tem contribuído na ressignificação da vida dessas mulheres através da Educação, e que lugar es os projetos sociais ocupam nesse processo. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica considerando a discussão sobre encarceramento feminino e um levantamento de dados quantitativos. A técnica usada para a criação desde artigo foi a pesquisa bibliográfica documental, que buscou fontes em livros, na Constituição Federal de 1988, em artigos relacionados ao tema e nos bancos de dados do Sistema Prisional. Tendo em vista as orientações de Lakatos e Marconi, a respeito da pesquisa cientifica. Este artigo irá trazer todas as questões que influenciam no processo de reinserção ao trabalho e a sociedade, visando principalmente a vida de mulheres que passaram pelo Sistema Prisional, analisando as características comuns desse processo e buscando compreender a trajetória dessas mulheres dentro e fora do Sistema Prisional. Os resultados apontam uma inerente relação entre educação, ressignificação e o papel dos projetos sociais e governamentais na trajetória pós cárcere. O artigo conclui que a reinserção social das mulheres que passaram pelo cárcere é um processo complexo e desafiador, que exige a implementação de políticas públicas eficientes, programas de capacitação e reestruturação do sistema penitenciário e da sociedade como um todo.