A região estudada do Porto de Cabedelo/PB é uma área passível ao derramamento acidental de óleo por apresentar um intenso tráfego de navios de grande porte. Nesse contexto, o principal objetivo deste estudo é a utilização dos métodos geoestatísticos para analisar dados batimétricos (profundidade) e físico-oceanográficos (altura de coluna d’água, temperatura da água, intensidade e direção das correntes, ondas e turbidez) do canal de acesso ao Porto de Cabedelo e sua bacia de evolução, incluindo ferramentas do Sensoriamento Remoto para que as imagens e os resultados obtidos sejam integrados em SIGS e utilizados na elaboração de medidas que visem à proteção ambiental de áreas costeiras sob influência de instalações desse porte, servindo como subsídio para elaboração de um plano de contingência em casos de derrames de óleo na região. Como principais resultados destacam-se a elaboração de cinco cartas batimétricas no padrão DHN, apresentando a profundidade em metros, na escala de 1:2.000 (Bacia de Evolução e Canal de Acesso ao Porto de Cabedelo). A partir do digrama de dispersão dos vetores de correntes da bacia de evolução do Porto de Cabedelo, pode-se observar como a corrente de maré sofre uma canalização devido ao canal do rio Paraíba do Norte e com sentido bidirecional provocado pelo efeito da maré (vazante e enchente) na bacia de evolução Porto de Cabedelo, no sentido NW-SE. A integração de mapas digitais e imagens de sensores remotos mostraram-se eficiente para discriminar e realçar estruturas submersas, antes não perceptíveis nas imagens.