A diversificação de metodologia em sala de aula contribui na utilização de diferentes recursos, tais como: Jogos didáticos, maquetes, quizzes, filmes, vídeos, livros, tecnologias no geral e atividades relacionadas à realidade dos alunos. Segundo Fortuna (2003) o jogo é uma atividade que contribui em uma maior concentração do aluno, sendo possível desenvolver a sua iniciativa, a sua imaginação, o seu raciocínio, a sua memória, a sua atenção, a sua curiosidade e interesse sobre o conteúdo estudado. Deste modo, sendo fundamental para a construção de um conhecimento crítico, despertando ainda mais a sua curiosidade e o desenvolvimento de diversas habilidades. As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coqueiros, na cidade de São Vicente do Sul, com a turma do 8° ano, e como metodologias diversificadas, foram utilizadas em aulas as seguintes atividades: Para o conteúdo de sistema reprodutor foi elaborado um questionário online, um jogo didático denominado “Show do Milhão” e foi abordada também a área temática de cuidado parental com uma atividade interativa. A utilização de recursos didáticos pode suprir a ausência de um laboratório, possibilitando a realização de diferentes práticas em sala de aula, sendo uma alternativa criativa para a solução de um problema tão corriqueiro. Souza (2007) destaca que o aluno desenvolve sua criatividade, coordenação motora e habilidade em manusear objetos a partir do momento em que o professor utiliza recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem, o que acaba contribuindo no melhor compreendimento sobre o conteúdo trabalhado.