Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AVALIAÇÃO DO USO DA METODOLOGIA ATIVA “RASPADINHA” NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE NORTE ITAPICURU (CETEP)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102916 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 4510 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO USO DA METODOLOGIA ATIVA “RASPADINHA” NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE NORTE ITAPICURU (CETEP)" "resumo" => "Metodologias diferenciadas são um importante recurso para promover o ensino e a aprendizagem. A partir da utilização em sala de aula da metodologia “raspadinha” para tratar do conteúdo núcleo celular, elaborou-se uma avaliação da metodologia usada de acordo com a concepção dos discentes. A avaliação da atividade foi realizada em turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia, como atividade do Programa Residência Pedagógica. Para a avaliação foi elaborado um formulário no Google formulários e disponibilizado o link para os discentes, obtendo-se 36 respondentes. De acordo com o grupo pesquisado, a metodologia empregada é nova para mais de 80% dos estudantes, mais de 90% apontaram ter obtido aprendizado com a metodologia, em totalidade evidenciaram aumento no conhecimento. Mais de 70% dos estudantes demonstraram mais interesse nesse formato de ensino do que no tradicional. Essas estratégias metodológicas colocam o estudante como o ser principal de seu conhecimento, além de trabalhar o engajamento, a cooperação entre os alunos, desenvolvimento pessoal e profissional, pois apresentam situações em que é preciso resolver questões ou problemas que são apresentados na trajetória escolar. Portanto proporciona diversas habilidades, que são positivas para o estudante, escola e professor.Metodologias diferenciadas são um importante recurso para promover o ensino e a aprendizagem. A partir da utilização em sala de aula da metodologia “raspadinha”" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4510_TB292_29082023114130.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DIAS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA RIBEIRO" "autor_email" => "lucianadias9128@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102916 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 4510 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO USO DA METODOLOGIA ATIVA “RASPADINHA” NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE NORTE ITAPICURU (CETEP)" "resumo" => "Metodologias diferenciadas são um importante recurso para promover o ensino e a aprendizagem. A partir da utilização em sala de aula da metodologia “raspadinha” para tratar do conteúdo núcleo celular, elaborou-se uma avaliação da metodologia usada de acordo com a concepção dos discentes. A avaliação da atividade foi realizada em turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia, como atividade do Programa Residência Pedagógica. Para a avaliação foi elaborado um formulário no Google formulários e disponibilizado o link para os discentes, obtendo-se 36 respondentes. De acordo com o grupo pesquisado, a metodologia empregada é nova para mais de 80% dos estudantes, mais de 90% apontaram ter obtido aprendizado com a metodologia, em totalidade evidenciaram aumento no conhecimento. Mais de 70% dos estudantes demonstraram mais interesse nesse formato de ensino do que no tradicional. Essas estratégias metodológicas colocam o estudante como o ser principal de seu conhecimento, além de trabalhar o engajamento, a cooperação entre os alunos, desenvolvimento pessoal e profissional, pois apresentam situações em que é preciso resolver questões ou problemas que são apresentados na trajetória escolar. Portanto proporciona diversas habilidades, que são positivas para o estudante, escola e professor.Metodologias diferenciadas são um importante recurso para promover o ensino e a aprendizagem. A partir da utilização em sala de aula da metodologia “raspadinha”" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4510_TB292_29082023114130.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DIAS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA RIBEIRO" "autor_email" => "lucianadias9128@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Metodologias diferenciadas são um importante recurso para promover o ensino e a aprendizagem. A partir da utilização em sala de aula da metodologia “raspadinha” para tratar do conteúdo núcleo celular, elaborou-se uma avaliação da metodologia usada de acordo com a concepção dos discentes. A avaliação da atividade foi realizada em turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia, como atividade do Programa Residência Pedagógica. Para a avaliação foi elaborado um formulário no Google formulários e disponibilizado o link para os discentes, obtendo-se 36 respondentes. De acordo com o grupo pesquisado, a metodologia empregada é nova para mais de 80% dos estudantes, mais de 90% apontaram ter obtido aprendizado com a metodologia, em totalidade evidenciaram aumento no conhecimento. Mais de 70% dos estudantes demonstraram mais interesse nesse formato de ensino do que no tradicional. Essas estratégias metodológicas colocam o estudante como o ser principal de seu conhecimento, além de trabalhar o engajamento, a cooperação entre os alunos, desenvolvimento pessoal e profissional, pois apresentam situações em que é preciso resolver questões ou problemas que são apresentados na trajetória escolar. Portanto proporciona diversas habilidades, que são positivas para o estudante, escola e professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.