Metodologias diferenciadas são um importante recurso para promover o ensino e a aprendizagem. A partir da utilização em sala de aula da metodologia “raspadinha” para tratar do conteúdo núcleo celular, elaborou-se uma avaliação da metodologia usada de acordo com a concepção dos discentes. A avaliação da atividade foi realizada em turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia, como atividade do Programa Residência Pedagógica. Para a avaliação foi elaborado um formulário no Google formulários e disponibilizado o link para os discentes, obtendo-se 36 respondentes. De acordo com o grupo pesquisado, a metodologia empregada é nova para mais de 80% dos estudantes, mais de 90% apontaram ter obtido aprendizado com a metodologia, em totalidade evidenciaram aumento no conhecimento. Mais de 70% dos estudantes demonstraram mais interesse nesse formato de ensino do que no tradicional. Essas estratégias metodológicas colocam o estudante como o ser principal de seu conhecimento, além de trabalhar o engajamento, a cooperação entre os alunos, desenvolvimento pessoal e profissional, pois apresentam situações em que é preciso resolver questões ou problemas que são apresentados na trajetória escolar. Portanto proporciona diversas habilidades, que são positivas para o estudante, escola e professor.