A pesquisa consiste em contextualizar o que é a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), quais são as demandas para o público e o que o profissional da educação deve atentar-se ao iniciar o trabalho pedagógico na modalidade. Além disso, a pesquisa agrega uma breve análise aos currículos dos cursos de formação de professores e a fragilidade dessa formação quando se trata da EJA. A segunda parte apresenta um breve histórico da E. M. Rachel Mäder e apresenta o desenvolvimento da EJA dentro da instituição, desde sua criação e alguns programas e projetos integrada à modalidade. Ainda enquanto documentação histórica, o terceiro momento da pesquisa tem como proposta principal divulgar os dados coletados a partir de uma entrevista com duas professoras da educação básica, com o intuito de conhecer seu trabalho, em saber qual o impacto social que a EJA exerce sobre os estudantes e a influência da escola enquanto espaço social comum entre docentes e discentes. Como resultado dessa pesquisa, foi possível compreender que o espaço escolar é mais do que um ambiente em que o conhecimento é sistematizado e transmitido. A escola, o grupo dos estudantes e sua relação com os docentes permite que estas pessoas criem uma identidade enquanto sujeitos históricos e culturais no mundo. Contudo, existem precarizações para os alunos prosseguirem na educação básica e a modalidade carece de políticas públicas para melhor oferta da educação na realidade local.