Este artigo ressalta a relevância do Programa Residência Pedagógica na preparação de professores de matemática, enfatizando sua abordagem inovadora e eficaz para elevar a qualidade da educação. O programa oferece uma experiência prática e imersiva em ambientes educacionais reais, capacitando futuros educadores a enfrentar desafios autênticos em salas de aula e desenvolver competências pedagógicas adaptadas e para formação continuada do professor preceptor. A abordagem é particularmente benéfica no ensino de matemática, permitindo aos residentes explorar estratégias para tornar o aprendizado matemático mais acessível e envolvente. Além disso, a Residência Pedagógica desempenha um papel crucial na formação da identidade profissional dos futuros professores, promovendo reflexão sobre responsabilidades educacionais. No contexto do ensino de matemática, cultiva a confiança dos alunos nessa disciplina muitas vezes intimidante. Trazendo visões sobre o desenvolvimento do programa na educação brasileira, com focos na observação da atuação em sala de aula, com relatos dos alunos, preceptor e residentes, bem como o estudo da formação do professor e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.