O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a vivência de residente do curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia no Programa Residência Pedagógica (PRP) na escola-campo Centro Educacional Odorico Mendes no município de Pinheiro (MA), no 1º módulo do programa nas séries 1º e 3º anos do Ensino Médio e os desafios contemporâneos da educação enfrentados por docentes de escolas públicas, visando formas de ensino ativas na sala de aula. Tendo em consideração as dificuldades dos alunos em compreender conteúdos de biologia, atividades com propostas que engajam, estimulam e incentivam os alunos a participarem ativamente da aula, oportuniza aprendizagem com menos obstáculos. Foi utilizada uma abordagem metodológica incorporando experiência dos residentes, envolvendo observação, regência e análise reflexiva do primeiro módulo do programa. Foi feito um cronograma para observação e regência em sala de aula, com uso de jogos didáticos para o 3º ano e mapas mentais para o 1º ano. Ademais, a regência trouxe a compreensão das dinâmicas escolares e desafios, preparando os residentes para a educação contemporânea. Assim, o PRP promoveu troca de conhecimentos, preparando os residentes para desafios futuros, impactando positivamente a educação.