O presente artigo se configura como um relato de experiência de ações realizadas durante os primeiros meses do ano letivo de 2023 por meio do Programa Residência Pedagógica, junto às turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, localizada no município de Viçosa, Minas Gerais. A experiência contribuiu para a reflexão sobre o estímulo à criação em artes por meio de oficinas de Teatro de Sombras Chinês, onde a temática se mostrou facilitadora da potencialização da imaginação dos estudantes nas interações com o meio e com o outro, e suas percepções transformativas do espaço quotidiano da sala de aula. Como referencial teórico adota a ideia de Poética do Espaço, do filósofo Francês Gaston Bachelard (2008), onde a partir da análise do seu trabalho, o residente observa o espaço com indagações que fundamentaram suas reflexões. Sendo que, as ideias de Bachelard (2008) e a experiência artística com o teatro de sombras se entrelaçam ao explorar as maneiras pelas quais os lugares nos moldam.