A prática em sala de aula é essencial para a formação do professor. Por meio deles, adquire-se a relação entre teoria e prática e alguns conhecimentos na área de atuação, incluindo ensino, administração e gestão escolar. O Programa de Residência Docente foi implantado por meio da Portaria GAB nº 45, Edital nº 06/2018 – CAPES, de 12 de março de 2018 e de 29 de maio de 2018, considerando que alguns alunos de graduação têm relação de oportunidade para a prática. Este relato busca identificar a contribuição de um programa de estágio docente por meio da experiência de uma bolsista de um curso de pedagogia, com o objetivo de examinar a importância da relação teoria-prática e do planejamento na formação de professores e como esses conceitos são desenvolvidos no processo de ensino. Pela experiência adquirida, constata-se que os objetivos propostos pelo programa são alcançáveis, principalmente em termos de vínculos com o programa de ensino. O programa traz uma grande contribuição para o desenvolvimento como futura professora, permitindo o elo entre teoria e prática, refletindo sobre as aulas e atividades propostas, e mantendo o professor sempre em busca dos métodos mais atuais e adequados para uma aprendizagem significativa.