O relato descreve a implementação de uma estratégia educacional durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, com o objetivo de ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos de física e sua relevância no cotidiano. A estratégia incluiu a introdução de conteúdos de ondas de forma simplificada, com exemplos práticos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Foram utilizados recursos como apresentações em slides, vídeos de experimentos e questionamentos para estimular a participação dos alunos. A importância de considerar o conhecimento prévio dos alunos e conectar os conceitos abstratos da física com suas experiências diárias. A abordagem é influenciada pela metodologia de Gaston Bachelard, que enfatiza a desconstrução do conhecimento prévio como um passo importante para a aprendizagem sólida. A "Imaginação Científica" de Bachelard também é mencionada como fundamental para a visualização de conceitos abstratos. Os resultados mostram uma melhoria na motivação, participação e compreensão dos alunos, sugerindo que a conexão de conteúdo de física com situações do cotidiano pode ser uma abordagem eficaz para o ensino. Concluindo que a continuidade desse tipo de abordagem poderia ser benéfica para manter os alunos engajados e atribuir um significado mais amplo às aulas de física.