As práticas cooperativos são empregadas com o intuito de atingir uma série de objetivos educacionais e sociais, como cultivar habilidades de cooperação, comunicação e resolução de conflitos entre os participantes. Aqui, objetivou-se analisar a experiência de estudantes participantes do PRP e do PIBID do UDF em um encontro de formação voltado às práticas corporais cooperativas na Educação Básica e identificar o nível de conhecimento acerca de práticas cooperativas. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, com a participação de 105 estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física, Pedagogia, Letras e História do UDF. Para tanto foram desenvolvidas sete atividades práticas (balão vivo, Nó humano, Caneta coletiva, Pique corrente, Futebol cooperativo e inclusivo, Vôlei cooperativo e Caça ao tesouro). Para que fosse analisado a experiência dos participantes, foram aplicados dois questionários (formulário eletrônico), antes e após a prática, elaborado pelos autores. A experiência de estudantes participantes do PRP e do PIBID do UDF em um encontro de formação voltado às práticas corporais cooperativas na Educação Básica mostrou-se positiva e relevante para a formação acadêmica desses futuros professores. Foi possível identificar que os estudantes possuem pouco conhecimento acerca de práticas cooperativas.