A Biologia, sobretudo no Ensino Médio, é apontada como uma disciplina complexa, que por vezes exige ampla abstração. O conteúdo sobre síntese proteica, por exemplo, abarca conceitos e fenômenos difíceis de serem compreendidos. Contudo, o uso de jogos são instrumentos que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi utilizar o jogo “Aprendendo síntese proteica de forma interativa e lúdica: O Desafio da Síntese Proteica”, para diminuir a abstração e favorecer aprendizado sobre a síntese proteica. O presente trabalho foi dividido em quatro etapas: 1) leitura do artigo e planejamento; 2) confecção com materiais de baixo custo de fácil utilização; 3) aula e aplicação do questionário pré-jogo; 4) emprego do jogo e aplicação do questionário pós-jogo. Os resultados foram tabulados, categorizados e receberam tratamento qualitativo-descritivo. Verificou-se que, embora os estudantes tenham simpatia pela disciplina Biologia, têm dificuldade de relacioná-la ao cotidiano. Além disso, o nível de dificuldade com o conteúdo “síntese proteica” foi grande (66 %), diminuindo após a atividade lúdica (21 %). A avaliação das questões específicas indicou pequenas diferenças associadas a aprendizagem, uma vez que acertos (19 e 21); erros (8 e 8); incerteza (6 e 5), pré-jogo e pós-jogo, respectivamente, tiveram pouca variação. Diversos autores relataram o sucesso da utilização de jogos no ensino da síntese proteica. O jogo “O Desafio da Síntese Proteica” tem potencial para diminuir a abstração e favorecer o aprendizado, desde que associado a tempo e planejamento adequados, tanto da aula expositiva quanto da aplicação do jogo.