O presente documento tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a participação no Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal de Tecnologia e Educação - Campus Paraíso- TO, foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Como professores em formação no curso de Licenciatura em Química, descrever as atividades desenvolvidas e como elas contribuíram para o crescimento pessoal e profissional. Para a elaboração deste relato, foi levado em consideração as experiências, observações e desafios enfrentados ao longo do processo, destacando as mudanças e resultados alcançados. Durante esta etapa, foi oportunizada a realização de atividades práticas, observação de aulas, elaboração e correção atividades, preparação de aulas práticas e ministração de aulas sob a supervisão de um professor preceptor. Todas as atividades foram realizadas na modalidade presencial, com ênfase em uma turma do 3º ano de Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFTO - Campus Paraíso TO com utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para as aulas em sábados letivos, além das salas de aula e do laboratório de Química Geral para aulas práticas. A participação no Programa de Residência Pedagógica tem sido uma experiência enriquecedora, proporcionando o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e didáticas, além de contribuir para a formação dos futuros professores