Ao longo de seu percurso histórico, a Educação Física escolar foi alvo de diferentes discussões sobre seus objetivos e contribuições. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância do currículo plural no âmbito da Educação Física escolar, buscando por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitar instrumentos para construir uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação de alunos-cidadãos com pensamento crítico, capazes de compreender, ler e atuar de maneira ativa e autônoma no mundo.A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e baseia-se na pesquisa de artigos acadêmicos, que possibilita tecer reflexões amplas sobre a realidade apresentada. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa qualitativa apresenta os resultados através de percepções e análises. Isto é, ela descreve a complexidade do problema e a interação de variáveis. Em outras palavras, permite, por análises mais subjetivas, interpretar aspectos imateriais, como opiniões, intenções, sensações, pensamentos, comportamentos e sentimentos. Para dar conta das questões supracitadas, recorremos a artigos e livros publicados entre os anos de 2007 e 2023. Utilizaram-se como triagem as palavras-chave: estudos culturais, PIBID, Currículo Cultural e Educação Física na base de busca Google Acadêmico. Após busca, 32 artigos apresentaram relações com a temática do estudo. Contudo, após leitura dos resumos, identificamos 4 artigos sobre o tema, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa