COBESKI, Fabiely Inaê Benck et al.. O ensino do dadaísmo no ensino fundamental ii. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103317>. Acesso em: 22/11/2024 00:46
Este estudo surgiu na abordagem sobre o Movimento Dadaísta e sua influência na Arte e no pensamento, escrito pela artista-educadora Laura Aidar em 2011. Estudo este realizado pelas acadêmicas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, do núcleo de Artes Visuais. Ao explorar sua história e algumas figuras principais como Marcel Duchamp e Hugo Ball, o Dadaísmo transcende as limitações temporais e convencionais da Arte. Através da oficina Dadaísta, tida como parte importante deste relato de experiência, presenciamos a concretização dessa influência junto aos alunos. A oficina desenvolveu nos alunos uma certa relação de poder do movimento, estimulando o pensamento crítico e a expressão entre professores e alunos, os quais pensaram sobre alguns assuntos sugeridos e manifestaram suas ideias em forma de obras Dadaístas. Ao ligar os alunos às ideias dos artistas, Marcel Duchamp, Hugo Ball, entre outros, a oficina destacou a capacidade do Dadaísmo de inspirar a criatividade. Em síntese, o Movimento Dadaísmo se apresentou como uma força para o pensamento crítico sobre a Arte, e a oficina mostrou como essa influência pode ser introduzida na arte educação, em sintonia com os princípios da abordagem triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa, destacado no livro Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais (2010), entre outros autores significativos para a discussão.