ANALISANDO O ESCAPE ROOM COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104124 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1713 "inscrito_id" => 5562 "titulo" => "ANALISANDO O ESCAPE ROOM COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esse trabalho objetiva analisar de que forma uma intervenção pedagógica criativa e interativa na Educação Básica, a partir de um Escape Room, propicia aos alunos aprender química e desenvolver competências e habilidades. Esse estudo, de natureza básica e objetivo exploratório, adota uma abordagem qualitativa e utiliza o procedimento pesquisa participante. O estudo foi conduzido por uma aluna bolsista do subprojeto PIBID/Química da Universidade Federal do Paraná, com alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio Regular e do Ensino Técnico de um colégio estadual, situado na cidade de Curitiba-PR. Os dados, constituídos por meio da observação e da aplicação de um questionário, indicam que o Escape Room contribui de forma positiva para o ensino de química, visto que foi possível desenvolver competências e habilidades essenciais, como resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Apesar de alguns pontos negativos apresentados por um grupo minoritário de alunos, a pesquisa destacou a eficácia dessa abordagem pedagógica para tornar o ensino e a aprendizagem de química mais dinâmicos e atraentes." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5562_TB1713_16112023125055.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SANT’ANNA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "maria.santanna@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104124 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1713 "inscrito_id" => 5562 "titulo" => "ANALISANDO O ESCAPE ROOM COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esse trabalho objetiva analisar de que forma uma intervenção pedagógica criativa e interativa na Educação Básica, a partir de um Escape Room, propicia aos alunos aprender química e desenvolver competências e habilidades. Esse estudo, de natureza básica e objetivo exploratório, adota uma abordagem qualitativa e utiliza o procedimento pesquisa participante. O estudo foi conduzido por uma aluna bolsista do subprojeto PIBID/Química da Universidade Federal do Paraná, com alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio Regular e do Ensino Técnico de um colégio estadual, situado na cidade de Curitiba-PR. Os dados, constituídos por meio da observação e da aplicação de um questionário, indicam que o Escape Room contribui de forma positiva para o ensino de química, visto que foi possível desenvolver competências e habilidades essenciais, como resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Apesar de alguns pontos negativos apresentados por um grupo minoritário de alunos, a pesquisa destacou a eficácia dessa abordagem pedagógica para tornar o ensino e a aprendizagem de química mais dinâmicos e atraentes." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5562_TB1713_16112023125055.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA SANT’ANNA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "maria.santanna@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }