Quando falamos em ensino e aprendizagem de matemática, um dos recursos didáticos que surgem são os jogos, que podem contribuir para o desenvolvimento de determinadas competências e habilidades. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever sobre a utilização do Tangram no auxílio do ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, do município de Marabá, no estado do Pará. Para isso, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, os relatos de experiências e os diários de bordo. Como referencial teórico, selecionamos autores e documentos que tratam da temática, dentre eles: Santos (2020), Pontes (2019), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), Elorza e Fürkotter (2016), Lorenzato (2006), Grando (1995), Fiorentini e Miorim (1990). Em suma, Concluímos que o jogo Tangram pode desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento rápido, a paciência e a persistência dos estudantes. Constatamos que durante as tentativas de montá-lo, apesar das dificuldades dos alunos em relação à matemática, eles tinham vontade de aprender e insistiam na finalização do jogo, o que revelou que esse pode ser um recurso auxiliar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.