Para uma educação integral do educando é necessário desenvolvê-lo socialmente e prepará-lo para a autonomia. Para isso o projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”, coordenado pela professora Karen Franklin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aplicado na Escola Municipal Castro, situada na região sul de Curitiba – Paraná, no bairro Xaxim, por bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da mesma Universidade, visa desenvolver nos estudantes, um olhar crítico e reflexivo sobre situações cotidianas, construindo conhecimento alinhado à ciência e à filosofia. Para uma dimensão lúdica dos temas é utilizado o livro Uma viagem pela Filosofia: o encontro (2021), de autoria da coordenadora do projeto. Ele norteou os diálogos e práticas filosóficas. Relatos dos estudantes, acerca do tema, demonstram o processo de desenvolvimento do conhecimento introdutório à filosofia e o quanto estão envolvidos no projeto. Deste modo, a experiência do projeto oportunizou aos bolsistas o desenvolvimento de habilidades práticas como docentes e despontou como ensejo de uma aprendizagem horizontal, pois tanto os bolsistas do PIBID, quanto os estudantes do Ensino Fundamental estão em posição de ensino-aprendizagem de forma significativa.