Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ANCESTRALIDADE ÍNDIGENA E HERANÇA CULTURAL - UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103224
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 638
    "inscrito_id" => 3641
    "titulo" => "ANCESTRALIDADE ÍNDIGENA E HERANÇA CULTURAL - UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Nos meses de abril/maio de 2023, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo Pedagogia, na Unidade de Ensino Fundamental Professora Dinah Neri Pereira, escola de aplicação do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, foram realizadas oficinas sobre os povos originários junto à duas turmas de 4º ano, sob o tema Diversidades Étnicas Indígenas, incluindo conhecimentos básicos referentes aos povos originários do Rio Grande do Sul. Inspirada no Parecer CNE/CEB nº 14/2015, sobre Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, o objetivo principal das oficinas foi conscientizar as crianças sobre as contribuições dos povos indígenas para a cultura e tradições gaúchas e brasileiras. O desenvolvimento das atividades deu-se através da confecção – em razão da discussão referente à ancestralidade indígena, à mudança do nome da data 19 de abril de "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Originários" – de um brinquedo de origem indígena da etnia Xokleng, o Kaving, de nome popular Peteca. Metodologicamente, foram mediadas conversas com as crianças sobre herança cultural, costumes gaúchos e brasileiros, especificamente aqueles herdados pelos indígenas. Com isso, chegamos na herança cultural do jogo com Peteca. Foi proposto às turmas que criassem as suas próprias Petecas, as personalizando com lápis de cor, giz de cera e canetas coloridas. A atividade proporcionou às crianças uma aprendizagem lúdica referente às contribuições dos povos indígenas à cultura brasileira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3641_TB638_30082023222342.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA HELENA RAMINELLI DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA HELENA"
    "autor_email" => "anahelenaraminelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103224
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 638
    "inscrito_id" => 3641
    "titulo" => "ANCESTRALIDADE ÍNDIGENA E HERANÇA CULTURAL - UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Nos meses de abril/maio de 2023, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo Pedagogia, na Unidade de Ensino Fundamental Professora Dinah Neri Pereira, escola de aplicação do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, foram realizadas oficinas sobre os povos originários junto à duas turmas de 4º ano, sob o tema Diversidades Étnicas Indígenas, incluindo conhecimentos básicos referentes aos povos originários do Rio Grande do Sul. Inspirada no Parecer CNE/CEB nº 14/2015, sobre Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, o objetivo principal das oficinas foi conscientizar as crianças sobre as contribuições dos povos indígenas para a cultura e tradições gaúchas e brasileiras. O desenvolvimento das atividades deu-se através da confecção – em razão da discussão referente à ancestralidade indígena, à mudança do nome da data 19 de abril de "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Originários" – de um brinquedo de origem indígena da etnia Xokleng, o Kaving, de nome popular Peteca. Metodologicamente, foram mediadas conversas com as crianças sobre herança cultural, costumes gaúchos e brasileiros, especificamente aqueles herdados pelos indígenas. Com isso, chegamos na herança cultural do jogo com Peteca. Foi proposto às turmas que criassem as suas próprias Petecas, as personalizando com lápis de cor, giz de cera e canetas coloridas. A atividade proporcionou às crianças uma aprendizagem lúdica referente às contribuições dos povos indígenas à cultura brasileira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3641_TB638_30082023222342.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA HELENA RAMINELLI DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA HELENA"
    "autor_email" => "anahelenaraminelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Nos meses de abril/maio de 2023, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo Pedagogia, na Unidade de Ensino Fundamental Professora Dinah Neri Pereira, escola de aplicação do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, foram realizadas oficinas sobre os povos originários junto à duas turmas de 4º ano, sob o tema Diversidades Étnicas Indígenas, incluindo conhecimentos básicos referentes aos povos originários do Rio Grande do Sul. Inspirada no Parecer CNE/CEB nº 14/2015, sobre Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, o objetivo principal das oficinas foi conscientizar as crianças sobre as contribuições dos povos indígenas para a cultura e tradições gaúchas e brasileiras. O desenvolvimento das atividades deu-se através da confecção – em razão da discussão referente à ancestralidade indígena, à mudança do nome da data 19 de abril de "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Originários" – de um brinquedo de origem indígena da etnia Xokleng, o Kaving, de nome popular Peteca. Metodologicamente, foram mediadas conversas com as crianças sobre herança cultural, costumes gaúchos e brasileiros, especificamente aqueles herdados pelos indígenas. Com isso, chegamos na herança cultural do jogo com Peteca. Foi proposto às turmas que criassem as suas próprias Petecas, as personalizando com lápis de cor, giz de cera e canetas coloridas. A atividade proporcionou às crianças uma aprendizagem lúdica referente às contribuições dos povos indígenas à cultura brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.