Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca das reflexões iniciais de licenciandos do 1º período do Curso de Licenciatura em Química, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo consistiu em analisar as contribuições do PIBID na formação inicial dos licenciandos do Curso de Química na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. A metodologia se deu a partir dos encontros presenciais ocorridos semanalmente, leituras de textos e artigos, produção de fichamentos, resumo críticos, além de uma palestra sobre produção de textos acadêmicos, o que contribuiu e levou à produção e a aplicação de um jogo, adaptado, denominado de A batalha Naval Orgânica. O jogo foi aplicado na turma 423 – A (3º ano do curso de Eletrotécnica) e executado na escola-campo Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Como resultados, foi possível perceber a evolução dos licenciandos na escrita de trabalhos acadêmicos, além do amadurecimento quanto ao olhar da prática docente na escola de educação básica, sendo iniciada aos cuidados e orientações do supervisor. Quanto à aplicação do jogo, percebeu-se o engajamento dos alunos, que foram divididos em grupos, além da realidade de sala de aula. Entretanto, algumas dificuldades puderam ser percebidas pelos licenciandos, como o espaço pequeno da sala de aula na separação dos grupos, controle da turma por participarem de um jogo. Conclui-se que o PIBID está proporcionando e contribuindo com experiências na formação inicial dos licenciandos através da inserção dos mesmos na sala de aula.