PEREIRA, Jéssica Maria et al.. Ludicidade no ensino da matemática. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103166>. Acesso em: 22/12/2024 20:00
A matemática é um produto cultural construído pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história. Cabe à escola básica a promoção da inserção dos seus alunos no universo da cultura matemática promovendo uma educação inclusiva. Neste contexto, o trabalho com os jogos ganha destaque. O jogo é uma atividade lúdica que desenvolve a identidade social de um grupo podendo ser uma estratégia de ensino para a socialização dos alunos permitindo integrar aspectos cognitivos e afetivos. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições da abordagem lúdica, particularmente dos jogos, como instrumento mediador para o ensino de matemática num enfoque cultural, visando o estímulo de atitudes positivas nos alunos diante da matemática, ressignificando a cultura escolar. Foram realizadas oficinas com jogos históricos. Trabalhamos com estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A coleta de dados foi realizada através de fotos, questionários, nuvens de palavras e registros no caderno de campo. Diante das informações coletadas, percebemos a necessidade da ressignificação do papel do professor e de suas práticas que nem sempre são voltadas para a formação integral do estudante. Apesar de todos reconhecerem a importância do jogo como um rico material didático, poucos participantes empregam este recurso ou têm acesso a eles em sala de aula. Esperamos com este trabalho sensibilizar os professores para um trabalho em sala de aula mais afetivo e significativo capaz de cativar os alunos para a apropriação da cultura matemática.