Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DURANTE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103940
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1494
    "inscrito_id" => 6501
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DURANTE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a minha experiência na elaboração e realização de uma Sequência Didática Interdisciplinar, intitulada “ A importância da região centro-oeste, do Brasil, no contexto histórico da construção de Brasília”, a partir da minha perspectiva de residente, por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) com o projeto “O ensino de História e Geografia na formação e atuação do pedagogo: fomentando a articulação das distintas áreas e a efetivação da polivalência”. A prática ocorreu em uma escola municipal na cidade de Marília-SP, no mês de agosto do ano de 2023, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. Assim, este trabalho, apoiado em um referencial teórico sobre a formação de professores e articulação teoria e prática (NÓVOA, 1992; 2011; PIMENTA, 1996), possui uma abordagem qualitativa, baseando-se nas próprias narrativas da residente sobre as experiências ocorridas durante a residência pedagógica e principalmente sobre o procedimento metodológico da sequência didática para consecução da atividade de regência de classe. As experiências adquiridas durante o Programa Residência Pedagógica, principalmente no contexto de sala de aula e suas interações, possibilitaram à residente uma projeção mais real e efetiva do que se almeja para o futuro como professor. Assim, as vivências no âmbito do programa permitem que, de fato, se possa compreender as interações entre a teoria e prática e como as mesmas se articulam e completam no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6501_TB1494_19112023213254.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NATALINA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "natalina.santos@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103940
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1494
    "inscrito_id" => 6501
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DURANTE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a minha experiência na elaboração e realização de uma Sequência Didática Interdisciplinar, intitulada “ A importância da região centro-oeste, do Brasil, no contexto histórico da construção de Brasília”, a partir da minha perspectiva de residente, por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) com o projeto “O ensino de História e Geografia na formação e atuação do pedagogo: fomentando a articulação das distintas áreas e a efetivação da polivalência”. A prática ocorreu em uma escola municipal na cidade de Marília-SP, no mês de agosto do ano de 2023, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. Assim, este trabalho, apoiado em um referencial teórico sobre a formação de professores e articulação teoria e prática (NÓVOA, 1992; 2011; PIMENTA, 1996), possui uma abordagem qualitativa, baseando-se nas próprias narrativas da residente sobre as experiências ocorridas durante a residência pedagógica e principalmente sobre o procedimento metodológico da sequência didática para consecução da atividade de regência de classe. As experiências adquiridas durante o Programa Residência Pedagógica, principalmente no contexto de sala de aula e suas interações, possibilitaram à residente uma projeção mais real e efetiva do que se almeja para o futuro como professor. Assim, as vivências no âmbito do programa permitem que, de fato, se possa compreender as interações entre a teoria e prática e como as mesmas se articulam e completam no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6501_TB1494_19112023213254.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NATALINA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "natalina.santos@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a minha experiência na elaboração e realização de uma Sequência Didática Interdisciplinar, intitulada “ A importância da região centro-oeste, do Brasil, no contexto histórico da construção de Brasília”, a partir da minha perspectiva de residente, por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP) com o projeto “O ensino de História e Geografia na formação e atuação do pedagogo: fomentando a articulação das distintas áreas e a efetivação da polivalência”. A prática ocorreu em uma escola municipal na cidade de Marília-SP, no mês de agosto do ano de 2023, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. Assim, este trabalho, apoiado em um referencial teórico sobre a formação de professores e articulação teoria e prática (NÓVOA, 1992; 2011; PIMENTA, 1996), possui uma abordagem qualitativa, baseando-se nas próprias narrativas da residente sobre as experiências ocorridas durante a residência pedagógica e principalmente sobre o procedimento metodológico da sequência didática para consecução da atividade de regência de classe. As experiências adquiridas durante o Programa Residência Pedagógica, principalmente no contexto de sala de aula e suas interações, possibilitaram à residente uma projeção mais real e efetiva do que se almeja para o futuro como professor. Assim, as vivências no âmbito do programa permitem que, de fato, se possa compreender as interações entre a teoria e prática e como as mesmas se articulam e completam no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.