O texto tematiza o cenário complexo e desafiador da Educação Básica como os níveis de aprendizagens, a inadequação entre a atuação e formação dos professores, a qualidade da educação e contextualiza o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, criado a partir do Decreto nº 6.759/2009, que instituiu a Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica na UNEB. Probelmatizamos as repercurssões dos cursos de Pedagogia do PARFOR UNEB no IDEB dos municípios envolvidos com a oferta do curso a partir de 2010. E tem como objetivo analisar as repercurssões da oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR - UNEB no IDEB, na qualidade da educação básica em municípios da Bahia, a partir de 2010. Reflete sobre o panorma das Licenciaturas com de Gatti e Barreto, (2009), o compromisso da universidade com a formação de professsores (Santos, 2005). Discute o significado de qualidade (Rios, 2010; Cunha e Pinto, 2009). A metodológia adota a abordagem qualitativa (Amado, 2013) com estudo bibliográfico e análise documental (André, 1985).Os resultados indicam que há reperurssões positivas da oferta do Programa no crescimento nos indicadores educacionais dos municípios parceiros que, associado a outros aspectos, podem ter contribuído com a qualidade da educação.