Neste trabalho, realizado no contexto do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência (PIBID), identificou-se a carência de materiais educativos adequados para o ensino de Física a alunos com deficiência visual, englobando tanto a cegueira quanto baixa visão. Com base na necessidade de inclusão desses alunos, propôs-se a utilização do Multiplano, originalmente destinado ao ensino da matemática para pessoas com deficiência visual, como base para o desenvolvimento de um material de apoio ao ensino de Física no ensino médio. O Multiplano oferece recursos táteis que tornam os conceitos físicos, frequentemente abstratos e não visuais, mais acessíveis, possibilitando uma abordagem inclusiva em sala de aula. Foi apresentada uma proposta de utilização do Multiplano para o ensino do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), demonstrando como essa ferramenta pode auxiliar na compreensão desses conceitos. O próximo passo é a construção de propostas didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, visando a inclusão efetiva de alunos com deficiência visual nas aulas de Física, promovendo uma educação direta, explicativa e inclusiva para todos os estudantes em sala de aula.