O Programa de Residência Pedagógica, iniciativa da Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPES, vem se mostrando cada vez mais propulsor na. qualificação dos futuros docentes. Viabiliza a ampliação de horizontes e da construção do pensamento crítico frente às mudanças políticas, culturais e sociais que influenciam a inserção dos licenciandos dentro do cotidiano escolar. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sob a perspectiva de duas licenciandas que participaram do programa durante o ano de 2022 a meados de 2023, em uma escola estadual de ensino médio, localizada no perímetro da cidade de Bento Gonçalves, interior do Rio Grande do Sul. Enquanto acadêmicas do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-BG), desenvolveram atividades pedagógicas supervisionadas e, ao longo do processo, assumiram o papel de professor da turma observada, planejando e aplicando aulas sequenciais, desenvolvendo atividades experimentais com os estudantes e elaborando avaliações.