Esta pesquisa é um estudo em andamento sobre a atuação docente na gestão de programas de formação de professores, neste caso, o Programa Residência Pedagógica, com foco na atuação da coordenação institucional, buscando compreender quais as ações que deveriam ser implementadas, a fim de tornar os subprojetos dinâmicos e com melhores resultados. O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa importante para a formação de professores nas universidades públicas brasileiras que deve ser desenvolvido em regime de colaboração entre os entes federativos e as Instituições de Ensino Superior (IES), devendo ser organizado e acompanhado pela coordenação institucional, visando os melhores resultados do Programa. O estudo em destaque, se configura como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de cunho exploratório, que coletou dados empíricos de docentes orientadores - que estão à frente de subprojetos na Universidade Federal do Maranhão-, com uso de questionário e os analisou por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bandin (2011). Por meio desta pesquisa, foi possível extrair três núcleos de sentido, a saber: (1) Planejamento Flexível e Atualizado; (2) Formações Constantes; (3) Trocas de Experiências. Inferimos nesta pesquisa que é fundamental que a coordenação institucional implemente ações que impactem positivamente para o sucesso do processo de formação de professoras e professores, criando um ambiente dinâmico e colaborativo, resultando em projetos institucionais e subprojetos mais eficazes e com resultados mais positivos tanto para os futuros professores quanto para as escolas parceiras.