O presente artigo visa analisar o potencial da pesquisa no ensinar e aprender Geografia, visando identificar possibilidades de tratamento teórico e metodológico de conteúdos geográficos, a partir de valorização de abordagens investigativas. Objetiva-se explorar como a pesquisa pode contribuir com a prática docente nas atividades da sala de aula, de maneira a proporcionar aos educandos um ensino baseado em procedimentos de investigação que permitam riqueza de ações e aprendizados. Baseado no ensino atual, em que se percebe pouco espaço para o desenvolvimento de atividades investigativas no trabalho com conteúdo geográficos, é que são valorizados procedimentos de pesquisa visando o enriquecimento das aulas e um ensino baseado na autonomia dos estudantes. Desse modo, a prática de atividades investigativas será abordada neste trabalho identificando o benefício da dimensão que a pesquisa proporciona tendo como objetivo a proposição de sequência didática envolvendo o trabalho com conteúdo Arborização urbana como sugestão para o desenvolvimento de aulas que estimulem estudantes mais ativos e questionadores quanto à análise da sua realidade no espaço geográfico.