O presente relato tem como objetivo refletir sobre práticas de leitura literária.. A partir da leitura de um trecho de O cortiço, de Aluísio de Azevedo, buscou-se identificar padrões de interpretação, aspectos-chave capturados e eventuais desafios na transposição do conteúdo verbal para o formato visual. A proposta da atividade, desenvolvida pelos pibidianos procurou realizar a transmutação de gêneros, em uma tentativa de associar a linguagem artística literária a outras do mesmo campo. O planejamento da sequência didática foi baseado na observação dos pibidianos de que atividades com menos demanda de criatividade, tinha menos engajamento dos estudantes do ano X , do colégio X, em Bauru. Para a realização da atividade didática utilizamos fragmentos da obra , projetamos em uma televisão para que os alunos lessem conosco e disponibilizamos folhas, canetinhas, lápis de cor para que eles pudessem produzir os desenhos. Para a elaboração deste relato, consideramos as produções dos estudantes, considerados como documentos de um Estudo de Caso, que serão descritas e analisadas de maneira qualitativa. A análise do resultado dos alunos foi de extrema importância, pois a partir dele pudemos analisar as facilidade e as dificuldade com a interpretação textual e, também, explorar a criatividade dos discentes por meio de suas criações.