Este relato de experiência aborda a importância da aula passeio no contexto educacional para promover uma compreensão mais relevante dos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula. Uma experiência realizada por alunas do Programa Residência Pedagógica, juntamente com a colaboração das professoras preceptoras e orientadoras. A revisão bibliográfica deste trabalho foi fundamentada pelos principais autores Moreira e Marques (2021) e pela autora Silva (2022). A aula passeio é vista como um encontro entre teoria e prática, permitindo que os alunos relacionem o ambiente visitado com o conteúdo ensinado. A metodologia envolveu a realização de uma sequência didática com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental, onde os alunos exploraram pontos turísticos da cidade de Campo Maior-PI. A aula foi planejada e foram incluídas atividades como uma aula-passeio com visitas aos pontos turísticos, socialização dos alunos com imagens dos locais e atividades subsequentes como desenhos e leituras sobre a cidade. Os resultados indicaram um interesse significativo dos alunos na temática e um engajamento ativo durante as atividades propostas. A combinação da aula passeio e da sequência didática demonstrou eficácia em enriquecer o aprendizado dos alunos, promovendo maior compreensão dos conhecimentos históricos e culturais da cidade. Os resultados mostraram que os alunos tiveram um interesse significativo no tema e estavam ativamente envolvidos durante as atividades sugeridas.