A propositiva de programas iniciais na formação inicial que fomentam oportunidades de aproximação e socialização de saberes entre docente em formação e comunidade escolar, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP), são pertinentes para a formação inicial e construção da identidade profissional. Dessa forma, objetivou-se relatar as experiências vividas a partir do PRP e suas contribuições na formação inicial e no processo de construção identitária enquanto acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física. Trata-se de um relato de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), executado em um Colégio Estadual da cidade de Maringá-PR. Evidenciou-se que, as vivências proporcionadas pelo programa são capazes de contribuir para que os discentes dos cursos de licenciatura desenvolvam suas habilidades profissionais, tomando conhecimento da realidade do campo de atuação e podendo vincular a teoria estudada na Universidade com a prática, ampliando suas competências e favorecendo a construção da identidade profissional.