Esta escrita trata-se de um recorte da pesquisa, em andamento, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa- campus Uruguaiana-RS. Objetivamos compreender a concepção e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), com base nos pressupostos da neurociência aplicada à educação, a fim de levantar possibilidades e contribuições numa perspectiva inclusivo-inovadora para a garantia do acesso e permanência de todos/as. Nesse momento, a partir do objetivo, estamos na fase do levantamento de ideias e produções sobre duas dimensões principais da pesquisa: Desenho Universal para Aprendizagem e neurociência aplicada à educação inclusiva. Buscamos, assim, utilizar uma metodologia que se identifique, que favoreça uma implementação de prática escolar flexível, que possibilite organizar, ao mesmo tempo, articular conhecimentos, para que esses não permaneçam estáticos nem conservadores. Tomamos também como base os princípios da neurociência aplicada à educação, com foco na aprendizagem dos estudantes, que se relacionam com princípios, pressupostos e diretrizes do DUA. Nesse sentido, percebemos as contribuições desses princípios também para área da Educação Especial na perspectiva inclusiva, buscando apoio nas potências do DUA e da neurociência aplicada à educação perante as práticas de implementação em espaços educacionais inclusivos. Por fim, desejamos que esta escrita venha contribuir com outros movimentos de caráter investigativo que abordem questões do DUA e da neurociência voltados para ensinar-aprender numa perspectiva inclusivo-inovadora, aprofundando os estudos, ampliando as discussões, como os caminhos para garantir uma educação para todos/as estudantes.