Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102992
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES"
    "resumo" => "Esta experiência buscou aprimorar o processo de construção de identidade profissional do professor de química para o ensino médio através do programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Química do instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Unidade Aracruz-ES). O programa teve como objetivos, o auto aperfeiçoamento das habilidades pedagógica, consolidação de conhecimentos e contribuição para o ambiente escolar. Nessa perspectiva, acreditávamos que os resultados advindos das práticas em sala de aula, experimentos de química, esclarecimentos de dúvidas dos educandos, parceria nos planejamentos das aulas, tiveram um elevado índice de aproveitamento por parte dos estudantes em Residência Pedagógica entre fevereiro 2023 e julho de 2023 na escola estadual de ensino fundamental e médio Primo Bitt Aracruz-ES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID368_TB378_30082023092505.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÚBIA ALVES BARROS TARTAGLIA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NÚBIA BARROS"
    "autor_email" => "nubia.alves.barros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102992
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES"
    "resumo" => "Esta experiência buscou aprimorar o processo de construção de identidade profissional do professor de química para o ensino médio através do programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Química do instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Unidade Aracruz-ES). O programa teve como objetivos, o auto aperfeiçoamento das habilidades pedagógica, consolidação de conhecimentos e contribuição para o ambiente escolar. Nessa perspectiva, acreditávamos que os resultados advindos das práticas em sala de aula, experimentos de química, esclarecimentos de dúvidas dos educandos, parceria nos planejamentos das aulas, tiveram um elevado índice de aproveitamento por parte dos estudantes em Residência Pedagógica entre fevereiro 2023 e julho de 2023 na escola estadual de ensino fundamental e médio Primo Bitt Aracruz-ES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID368_TB378_30082023092505.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÚBIA ALVES BARROS TARTAGLIA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "NÚBIA BARROS"
    "autor_email" => "nubia.alves.barros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta experiência buscou aprimorar o processo de construção de identidade profissional do professor de química para o ensino médio através do programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Química do instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Unidade Aracruz-ES). O programa teve como objetivos, o auto aperfeiçoamento das habilidades pedagógica, consolidação de conhecimentos e contribuição para o ambiente escolar. Nessa perspectiva, acreditávamos que os resultados advindos das práticas em sala de aula, experimentos de química, esclarecimentos de dúvidas dos educandos, parceria nos planejamentos das aulas, tiveram um elevado índice de aproveitamento por parte dos estudantes em Residência Pedagógica entre fevereiro 2023 e julho de 2023 na escola estadual de ensino fundamental e médio Primo Bitt Aracruz-ES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.