Atualmente tem se observado um aumento no número de cursos cujos planos pedagógicos se voltam para a integração dos conteúdos e para uma formação integral, onde a cidadania ocupa um lugar de destaque, juntamente com a preparação para o mercado de trabalho. A importância de temas voltados à formação cidadã juntamente com o diálogo entre teoria e prática, buscam conectar os temas estudados com a realidade do aluno, além de contribuir para uma sociedade mais diversa e mais tolerante. Neste sentido, o presente trabalho partiu, de um lado, da necessidade de se averiguar a existência dessas relações no curso de Guia de Turismo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Resende) e, de outro, de servir como ferramenta de aprendizado para a observação ativa dos residentes do projeto de Residência pedagógica do curso de licenciatura em Turismo do CEDERJ/UFRRJ. Entre as ações que envolvem a metodologia da pesquisa pode-se destacar uma pesquisa quantitativa/quantitativa, que foi realizada com o número máximo de alunos egressos que se dispuseram a responder o questionário; e uma análise minuciosa do PC (plano de curso) com o objetivo de identificar as relações entre a proposta político-pedagógica na teoria e a relação professor-aluno a partir da observação da prática docente na prática. Os resultados apontam para um Plano de Curso que se refere de forma recorrente a questões relacionadas à autonomia, inclusão e ‘integração dos temas vistos nas diferentes disciplinas”.