O artigo tem como objetivo discutir o papel e a relevância da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) na formação docente inicial e continuada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados são extraídos de editais, relatórios e demais documentos legisladores para a implantação dos programas na referida universidade. O percurso da pesquisa considerou as normativas constantes nos documentos e as reflexões sobre o desenvolvimento dos núcleos no contexto de uma instituição multicampi, que abriga trinta e um departamentos em vinte e seis municípios. Como resultado, a análise dos dados demonstrou que a implementação do Pibid e PRP tem alcançado uma relevante projeção na Uneb, que pode ser constatada através do aumento de propostas submetidas por docentes a cada edital, do interesse de professora(e)s da educação básica e discentes da instituição em participarem dos referidos programas. Além disso, destacamos a recente criação, no âmbito da Uneb, do Programa de Iniciação à Docência Norma Neyde (PROINN), iniciativa institucional complementar aos programas existentes. Nesse sentido, evidenciamos o compromisso social da Uneb com a formação docente através da adesão aos programas Pibid e PRP, da criação de um programa interno de iniciação à docência e no reconhecimento de que o processo formativo de professora(e)s perpassa pela relação colaborativa que se estabelece entre a universidade e a escola, para o desenvolvimento de experiências contextualizadas e referenciadas na realidade escolar, como apontam Tardif (2012) e Imbernón (2009).