O projeto Trabalhando a leitura e a escrita de minicontos em sala de aula aborda um projeto educacional realizado na Escola EEB Tancredo de Almeida Neves, Chapecó - SC, no âmbito do Programa Residência Pedagógica em Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul. O propósito central consistiu em estimular a leitura e a produção escrita entre estudantes do ensino médio, explorando minicontos de gêneros diversos. Em um período de seis meses, o desafio central foi engajar alunos desinteressados na leitura devido à influência da tecnologia e à concepção de que a leitura é tediosa. Para contornar isso, adotou-se uma abordagem adaptativa, introduzindo minicontos de categorias como terror, suspense e fantasia, alinhando-se aos interesses dos estudantes. Destacando-se a abordagem interativa de correção textual, os educadores promoveram um diálogo construtivo, fomentando melhorias nas produções dos alunos e um ambiente colaborativo. Os resultados foram notáveis: os alunos passaram a interagir mais ativamente com os textos em sala, apresentaram maior interesse pela leitura e aprimoraram suas habilidades de escrita. Além disso, o projeto sublinhou a importância de práticas educacionais inovadoras para envolver os estudantes de maneira eficaz, especialmente diante das ameaças tecnológicas aos hábitos de leitura. Ao combinar textos variados, abordagem interativa de correção e adaptação às preferências dos alunos, o projeto de leitura e escrita de minicontos em sala de aula emergiu como uma estratégia promissora para transformar a perspectiva dos alunos sobre a leitura e a escrita, visando formar leitores autônomos e participativos na sociedade contemporânea.