Este trabalho tem como objetivo relatar ações de ensino e aprendizagem por meio da produção de modelo didático no Ensino de Citologia, utilizando metodologias ativas, como a contextualização das diferenças entre tipos de células, por meio de uma abordagem investigativa. Foi desenvolvido em uma escola pública de Ensino Médio em tempo regular, localizada em Icó/CE, como uma oficina pedagógica (OP), com duração de 4 horas/aula, voltada para alunos do 1º ano. Baseou-se a aplicação numa sequência didática investigativa baseada em Bybee (2006). Identificou-se um baixo conhecimento prévio assertivo dos estudantes sobre células, principalmente em relação à diferenciação entre procariontes e eucariontes. No entanto, eles consolidaram e construíram novos conhecimentos por meio de atividades investigativas, produção de modelos didáticos e debates sobre como esses seres interferem na saúde de suas comunidades. Ao final, percebeu-se, segundo os estudantes, que a OP se mostrou eficaz e motivadora para o ensino de Citologia, proporcionando uma aprendizagem lúdica, criativa, e fortalecendo o protagonismo estudantil.