Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de realizar uma reflexão diante do uso da História e Filosofia das Ciências para o ensino do conteúdo de tabela periódica, buscando uma contextualização de um conteúdo muitas vezes visto como abstrato e de difícil compreensão por parte dos estudantes da Educação Básica. Neste sentido foi proposto a uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de um Colégio da cidade de Campo Mourão que desenvolvessem uma atividade com a proposta de compreender e estudar um elemento químico, utilizando a tabela periódica como uma ferramenta no processo de aprendizagem, além de construir o aprendizado histórico acerca do período de descoberta através de uma pesquisa histórica, desta forma os estudantes construiriam o conhecimento embasados no conhecimento cientifico e histórico a qual foi possível observar, a partir de uma análise das atividades desenvolvidas, que os estudantes demostraram interesse no desenvolvimento das ações, assim como apresentaram compreensão a partir de suas respostas, a importância de articularem seus conhecimentos não formais no processo de construção do conhecimento científico. Neste sentido, quanto à formação inicial, pode-se afirmar que a atividade desenvolvida contribuiu com uma pluralização do uso de recursos didáticos, principalmente no que tange a potencialidade da interdisciplinaridade e uso de aspectos filosóficos e históricos para a compreensão de conteúdos da disciplina de Química.