Este trabalho objetivou descrever a prática experimental – a utilização do extrato de repolho roxo como um indicador ácido-base natural e avaliar/discutir sua utilização no âmbito das atividades desenvolvidas no Clube de Ciências por bolsistas da Residência Pedagógica. A metodologia utilizada foi a experimental. Os principais resultados obtidos foram que a experimentação proposta aumentou o interesse dos alunos pela química, tornando os conceitos mais tangíveis e visíveis. Além disso demonstrou-se que a abordagem experimental envolve os estudantes de maneira mais profunda, melhorando a compreensão de conteúdos complexos. Assim, foi possível concluir que a prática de atividades experimentais é eficaz para facilitar o aprendizado de química e compreender fenômenos cotidianos. O experimento realizado além de possuir baixo custo, não precisa necessariamente ser realizado em laboratório, e têm potencial pedagógico para melhorar o entendimento teórico. Os professores podem utilizá-lo para iniciar o estudo do conteúdo, motivar alunos, contextualizar a aula teórica e incentivar a postura investigativa.