Acreditamos ser de suma importância poder vivenciar o âmbito escolar e a dinâmica diária da sala de aula desde cedo, uma vez que tal vivência: (i) promove a integração entre teoria e prática, (ii) aprimora as competências pedagógicas dos licenciandos, (iii) estreita as relações entre universidade e escola, e, quiçá, (iv) corrobora para uma melhora da qualidade da educação do país. A partir disso, entendemos que o PIBID é uma iniciativa governamental muito necessária e que as práticas construídas nos subprojetos precisam ser partilhadas. Dito isto, o trabalho que apresentaremos tem como objetivo partilhar, com licenciandos de outras instituições de ensino, dispositivos de prática acerca de sondagem diagnóstica (Martins, 2012), que construímos junto ao subprojeto interdisciplinar da Letras/UFRRJ/IM “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes” e aplicamos junto ao Colégio Estadual Doutor Mário Guimarães, pautados no paradigma da aprendizagem e da comunicação (Pacheco, 2019). Para esse congresso, selecionamos três dispositivos de prática: (i) o jogo “Batalha Naval”, voltado para a sondagem diagnóstica da turma; (ii) o gráfico, voltado para o feedback desse diagnóstico; (iii) o jogo “pega varetas”, para a atividade SOS. O ponto nevrálgico foi classes gramaticais, mas, ao final da atividade de SOS, percebemos que os aprendizes conseguiam associar as palavras a suas determinadas classes. Importante ressaltar que essa melhora foi percebida pelos pibidianos e pela professora supervisora em suas avaliações, mostrando assim a eficácia do paradigma.